21/10/2025 - 10:52
Depois de quatro anos e meio de mercado, o VW Taos foi renovado para a linha 2026, com novo visual, interior revisado e alguns equipamentos inéditos. O SUV médio, lançado por aqui em maio de 2021, nunca alcançou o sucesso de vendas dos seus principais concorrentes, que a marca alemã coloca como sendo Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
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Taos vende bem menos que os concorrentes
Para que se tenha uma ideia, foram mais de 50 mil exemplares do Jeep e quase 48 mil do Corolla Cross vendidos durante todo o ano de 2024, enquanto o Taos rondou apenas 17,5 mil unidades comercializadas no mesmo período. São dados da Fenabrave. Desde que sua produção foi encerrada na Argentina no final de junho, ele sobrevivia por aqui a base de estoques, no aguardo dessa linha 2026 renovada, que passa a vir do México. E, nos últimos meses, os emplacamentos eram muito baixos.

O que mudou no Taos 2026?
Porém, a VW quer dar uma alavancada no modelo, que anda meio “esquecido”. Para também bater de frente com os chineses que andam surgindo por aí, bem como outros SUVs médio que vem crescendo nas vendas (vide Ford Territory), o Taos ganhou cara nova e ar de modelo mais premium. Passou a trazer nova dianteira, inspirada em modelos mais recentes da Volks (lembra Tera e Novo Tiguan): deixou de lado as linhas sisudas e mais quadradas em prol de uma dianteira mais limpa e suave.
As laterais esbanjam rodas vistosas, com aro 18 na versão de entrada Comfortline e 19 na Highline, com boa dose de frisos cromados e, dependendo da configuração, teto em preto brilhante. Atrás, novas lanternas em LED passam a ser interligadas por uma barra luminosa que cruza a tampa do porta-malas, e até o logo da VW na traseira agora vem iluminado em vermelho. Tudo gira em torno de dar mais destaque ao carro.

Enquanto isso, por dentro, há a mesma base do painel, porém com saídas de ar, console central e outras partes redesenhadas, mais ou menos como a revitalização feita na cabine do T-Cross a partir da linha 2025. A própria marca assume que deixou a cabine do Taos 2026 mais refinada, aplicando mais materiais macios, costuras aparentes e acabamentos de melhor qualidade, mais uma vez para passar um ar de carro mais premium e chique.
Multimídia de 10,1” e painel de instrumentos digital de 10,2” seguem inalterados no SUV médio, mas agora a tela da central está mais saltada, no estilo semiflutuante. Ar digital automático dual zone, iluminação ambiente em LED personalizável, carregador de celular sem fio e freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, banco do motorista com ajustes elétricos e outros itens continuam nas duas versões.
Duas versões, uma tecnologia inédita

Essa, aliás, segue sendo uma estratégia da Volks para com o Taos. Ele sempre foi vendido no Brasil em apenas duas versões, e assim vai continuar: Comfortline e Highline, ambas apostando numa oferta farta de equipamentos de série. Seus dois principais concorrentes, Compass e Corolla Cross, atuam numa faixa de configurações mais abrangente.

Sua principal nova tecnologia para a linha 2026 se restringe à topo de linha: trata-se do Travel Assist, tecnologia da VW que une o assistente de permanência na faixa (inédito no modelo) ao piloto automático adaptativo (ACC), permitindo que o Taos Highline consiga viajar em rodovias com controles automáticos de distância do veículo à frente e de centralização na faixa de rodagem. Na estética, a outra boa nova é o desenho inédito das rodas de 18” da Comfortline, porém as de 19” da Highline não mudaram.

Motorização inalterada
Do contrário de Compass (que tem uma versão esportiva com 272 cv) e do Corolla Cross (aposta na eletrificação como híbrido em algumas configurações), o VW Taos segue usando o conhecido motor 1.4 turboflex de quatro cilindros, com bons anos de mercado e atestado de confiabilidade. Entrega 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, e vem casado com a transmissão automática de oito marchas. Desempenho e consumo são privilegiados pelo seu peso relativamente baixo, o que é bom.

Preços serão decisivos
O preço dessa nova linha 2026 do Taos segue em segredo. E ele pode ditar severamente o seu futuro, entre crescer bastante nas vendas ou mesmo se contentar como sendo um dos “lanterninhas” do segmento. Hoje, as unidades 2025 vão de R$ 207 mil na Comfortline até R$ 232 mil na Highline, sem contar opcionais como o teto-solar panorâmico (R$ 7,3 mil), e ainda com produção argentina. Os carros mexicanos da linha 2026? Podem vir mais caros. No aguardo…
