Discretamente, a Volkswagen já começa a trazer ao Brasil o SUV médio Taos com nova transmissão. Na realidade, a novidade mecânica chega antes da reestilização do modelo, prevista para desembarcar no mercado nacional entre o finalzinho de 2025 e início de 2026, possivelmente já como linha 2027. A versão que chega agora com câmbio inédito vem da Argentina como ano/modelo 2025.  

VW Taos 2025 – Foto: VW/divulgação

Quanto custa?

Nada muda no design do SUV, que segue vendido em duas versões: Comfortline e Highline. Os preços, porém, são outros: a primeira passa de R$ 196.990 para R$ 203.990 (mais R$ 7 mil), enquanto a segunda salta de R$ 221.690 para R$ 228.690 (aumento de R$ 7 mil). No caso da topo de linha, a etiqueta pode chegar a R$ 239.340 com todos os opcionais e cor metálica.  

A grande mudança está na transmissão automática: sai a Aisin AQ250-6F, de seis velocidades, e entra a AQ300, de oito marchas. O objetivo é deixá-lo mais econômico e com menores índices de emissões de poluentes, principalmente depois que as leis “apertaram” na fase 8 do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

O motor 1.4 turboflex, de quatro cilindros, continua com seus 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, e a tração segue sempre dianteira.  

VW Taos 2025 – Foto: VW/divulgação

Missão cumprida: o SUV médio da VW está mais econômico, segundo dados do INMETRO. Com etanol, agora faz 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada (eram 7,6 e 9,1 km/l, respectivamente), enquanto, com gasolina, consegue rodar 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (eram 11,1 e 13,1 km/l). O tanque de combustível segue com 51 litros, garantindo autonomia máxima de 474 km com etanol e 678 km com gasolina.  

O desempenho segue parecido com o da linha anterior, com transmissão de seis marchas: 9,4 segundos no 0 a 100 km/h e 195 km/l de velocidade máxima, seja com gasolina ou etanol.  

VW Taos 2025 – Foto: VW/divulgação

De série, o SUV médio, arquirrival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory e afins, traz ar-condicionado digital automático de duas zonas, carregador de celular sem fio, câmera de ré, retrovisor interno fotocrômico, conjunto óptico full LED, painel de instrumentos digital de 10,2”, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, multimídia VW Play de 10”, volante em couro com paddle-shifts, rodas de liga-leve aro 18 e por aí vai.  

A versão Highline complementa essa lista com ajustes elétricos para o banco do motorista, bancos dianteiros com aquecimento, sistema de som com oito alto-falantes (seis na Comfortline), sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, faróis IQ-LIGHT, iluminação ambiente personalizável, rodas de liga-leve aro 19, entre outros.  

VW Taos 2025 – Foto: VW/divulgação

No pacote ADAS, está nas duas versões o piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência. A Highline oferece ainda o monitor de ponto-cego.