Oficialmente à venda desde o dia 5 de junho, o VW Tera, até agora, vai muito bem, obrigado. Grande aposta recente da marca alemã, que sugere que ele seja um sucessor de Gol e até Fusca, o SUV pequeno teve mais de 12 mil reservas em apenas 50 minutos após o início das comercializações, e tem dado o que falar na mídia.  

Mas, você sabia que ele ressuscitou uma cor de carroceria até então exclusiva de up!, Gol, Voyage e Fox? Antes de mais nada, vamos dar uma olhadinha na paleta do Tera. São seis tons, entre quatro metálicos e dois sólidos: Branco Cristal e Preto Ninja (sólidas), além de Cinza Platinum, Prata Lunar, Azul Ártico e Vermelho Hypernova. O preto é o único “grátis”, já que o branco adiciona R$ 900 e as cores metálicas, R$ 1.750 cada no preço final do carro da Volkswagen.

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Volkswagen Tera
Volkswagen Tera – Crédito: Divulgação/VW

Cores inéditas no Tera

Azul e vermelho são inéditas e criadas justamente para ele: o Azul Ártico metálico é um tom que lembra a cor do mar, porém com acabamento mais brilhante e vivo. O nome é justamente uma referência ao Oceano Glacial Ártico. Já o vermelho, também metálico, puxa mais para o lado da cor de cereja. Hypernova são, justamente, enormes explosões espaciais, que normalmente tem esse tom de vermelho associado a elas.  

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Inspiração no passado

Mas, descontando os tradicionais branco e preto, ainda sobra um tom metálico: Prata Lunar. E é justamente com ele que o Tera se inspira em Up!, Fox, Gol e Voyage. Esse prata, que mais é um azul bem claro e metálico, remete justamente a luz da lua, normalmente azulada e prata ao mesmo tempo. 

Volkswagen Tera - Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Tera – Foto: Divulgação/VW

Apesar de o nome “Prata Lunar” remeter a um prata comum da linha VW nos anos 1990, nos anos 2010 ele já batizava outro tom, exatamente esse azulado. O primeiro carro da marca com ele no Brasil foi o Up!, apresentado no comecinho de 2014. Meses depois, ela foi parar na nova linha 2015 do Fox, que recebia retoques visuais e algumas mudanças mecânicas. No meio desse caminho, chegou também aos Gol e Voyage, todos linha 2015.  

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Porém, não demorou muito para a interessante cor azulada sair de cena. Já em 2016, na linha 2017, não constava mais no catálogo de nenhum modelo da Volks, sumindo das opções de forma discreta, como geralmente acontece. Hoje, são poucos exemplares de Up!, Fox, Gol e Voyage em circulação pintados de Prata Lunar. Ela renasce agora, nove anos depois, no novo Tera 2026.  

Volkswagen Tera - Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Tera – Foto: Divulgação/VW

Tera: versões, preços, motorizações e equipamentos 

O Tera conta com quatro versões: MPI 1.0 manual (R$ 103.990), TSI 1.0 turboflex manual (R$ 116.990), Comfort 1.0 turboflex automática (R$ 126.990) e High 1.0 turboflex automática (R$ 139.990). 

VW Tera MPI
VW Tera MPI – Foto: VW/divulgação

A motorização da versão MPI inclui o 1.0 naturalmente aspirado com 77/84 cv de potência e 9,6/10,3 mkgf de torque (gasolina/etanol), além do câmbio manual de cinco marchas. O motor 1.0 turboflex (170TSI), de 109/116 cv e 16,8 mkgf (g/e), pode operar em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas (versão TSI manual), ou com a caixa automática de seis velocidades (Comfort e High).    

VW Tera High – Foto: VW/divulgação

De série, em todas as versões há frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista, volante multifuncional, faróis em LED, seis airbags, direção elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 10,1”, sensores de estacionamento traseiros e duas portas USB na dianteira.   

VW Tera High – Foto: VW/divulgação

As mais caras já somam forração dos bancos em couro sintético, chave presencial, partida do motor por botão, rodas de liga-leve aro 16 ou 17, painel de instrumentos digital de 10,2”, ar-condicionado digital automático, carregador de celular sem fio, e pacote ADAS com diversos assistentes de condução.