11/12/2025 - 15:12
Confirmado: a Volkswagen disse que vai vender o Novo Tiguan no mercado nacional a partir do ano que vem, 2026. O SUV médio, hoje, é oferecido por aqui na antiga geração, a segunda, que já saiu de linha inclusive onde é fabricado, no México. Essa nova geração para 2026, a terceira, tem muita coisa diferente, incluindo o tamanho…
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Tiguan não será mais AllSpace
Explico: o Tiguan que temos hoje por aqui é o AllSpace, versão alongada do SUV, que inclusive comporta uma terceira fileira de assentos. Esse Novo Tiguan que vai vir no ano que vem é o de tamanho convencional, e cinco lugares. Já disponível em países vizinhos, como Argentina, ele tem pouco mais de 4,65 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,66 m de altura e cerca de 2,80 m de entre-eixos. O AllSpace atual é aproximadamente 8 cm mais longo, para efeito de comparação.

Linha de design do Tera
O design também é outro, com pegada totalmente diferente. O AllSpace atual ainda é quadradão, sisudo, no melhor estilo da identidade visual antiga da Volks. Já essa nova geração é mais arredondada, fluída e limpa, numa pegada similar a do nosso Tera. Tem vincos musculosos, dianteira com grade interligada por uma barra de LED, lanternas contínuas na tampa traseira, logo traseiro da Volks iluminado e por aí vai. A cabine traz telas grandes, iluminação ambiente e estética mais atual da marca alemã.

Motorização
Na Argentina, a escolha da motorização foi para o 1.4 turbo (250TSI), com seus 150 cv de potência. Aqui, porém, a escolha será outra, para não incomodar o Taos, um pouco menor e já movido por esse motor. As apostas vão para o mesmo 2.0 turbo da atual geração (EA-888), ou mesmo um powertrain eletrificado: na Europa, há um 1.5 turbo com tecnologia híbrida-leve de 48 Volts (150 cv), ou mesmo versões híbridas plug-in, essas com 204 ou 272 cv, dependendo da configuração.

Nessas híbridas plug-in (PHEV), o Tiguan usa baterias de tração com 19,7 kWh de capacidade, garantindo autonomia elétrica de até 120 km nas melhores condições (ciclo WLTP, europeu). Em todos os casos, seja 2.0 turbo ou eletrificado, o Novo Tiguan virá com a caixa automatizada de dupla embreagem (DSG), com seis ou sete velocidades, de acordo com a configuração mecânica.

Plataforma de Golf GTI
Espere o mesmo nível de construção do modelo atual, com freios a disco ventilado nas quatro rodas (versões mais potentes), suspensões independentes, eixo traseiro multibraço e por aí vai. Vale falar que esse Novo Tiguan é feito sobre a moderna plataforma modular MQB Evo, literalmente uma evolução da MQB que conhecemos por aqui há alguns anos. Essa “Evo”, aliás, é a mesma do badalado Golf GTI.

Tecnologias
No pacote argentino, o Novo Tiguan é oferecido em duas versões. Na mais completa, tem multimídia de 15”, instrumentação totalmente digital, amplo pacote ADAS, Park Assist, faróis full-LED matriciais (Matrix), rodas diamantadas aro 19, tampa do porta-malas elétrica presencial, câmeras 360º, head-up display, ar digital automático tri zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos dianteiros com climatização e massagem, teto panorâmico, forração interna em couro e por aí vai.

Esperar pra ver
A Volks do Brasil não entrou em detalhes sobre equipamentos, versões, nem tampouco motorização do Novo Tiguan 2026 para o mercado nacional. Praticamente tudo segue em segredo, e, dependendo, o modelo poderá bater alguns recordes para a marca por aqui, como o de SUV mais caro, ou primeiro SUV eletrificado. Veremos…





