Cores e carros são associações impossíveis de não serem feitas. E a Volkswagen, sabendo disso, já fez alarde confirmando o nome da sua próxima picape monobloco, a Tukan, afirmando ainda que ela nascerá com uma opção de cor bastante incomum: um tom de gema de ovo, batizado de Amarelo Canário, em alusão a cores similares dos carros da marca nos anos 70. Mas, não é só na futura picape Tukan, prevista para 2027, que existe um bom casamento entre “carro comum” e “cor exótica”. A própria VW já brincou disso algumas vezes. muito antes de sonhar em ter a Tukan…

+VW Tukan será picape anti-Toro para 2027; conheça

+VW Tera tem duas cores inéditas e revive tom de Up!

Além da Tukan, 10 carros com cores exóticas

VW Polo Amarelo Kurkuma

VW Polo Amarelo Kúrkuma lembra o tom da Tukan 2027 – Foto: Roberto Assunção

Parente do Amarelo Canário da Tukan? Não! Essa foi uma cor exclusiva para o lançamento da atual geração do hatch compacto premium da VW no mercado nacional, ocorrido em 2017. Estima-se menos de 40 unidades produzidas na chamativa tonalidade amarelo metálica, quase dourada. Praticamente todos os Polo Kurkuma ficaram restritos ao uso interno da fabricante, como em frotas corporativas e carros de apoio. Depois, foram parar no mercado de usados. Foi outra aposta da Volks com o tom de amarelo, só que dez anos antes da Tukan. 

Fiat Mobi Roxo Mirtilo

Fiat Mobi Roxo Mirtilo – Foto: Roberto Assunção

Outra cor especial num carro comum, o tom metálico Roxo Mirtilo só esteve presente na paleta dos primeiros meses de produção do hatch subcompacto Fiat Mobi. Estava disponível para todas as versões, desde a mais básica Easy, até a mais completa, a pseudo-aventureira Way. Outro tom incomum disponível por algum tempo após o lançamento era o Verde Amalfi com acabamento perolizado, que, dependendo da luz, podia ser facilmente confundida com azul.  

Chevrolet Vectra GT-X Laranja Volcano

Chevrolet Vectra GT-X Laranja Volcano – Foto: divulgação

Segundo semestre de 2007 e a Chevrolet lançava no Brasil a primeira variação hatch do seu médio Vectra. Para celebrar a novidade, tratou de pintar algumas unidades (10, segundo cálculos do Clube Oficial do Chevrolet Vectra no Brasil) na chamativa cor Laranja Volcano, a mesma utilizada no Corvette norte-americano. Os raríssimos exemplares também serviram para gravação de comerciais e campanhas de lançamento, e para uso interno da General Motors do Brasil.  

Fiat Argo Amarelo Indianápolis

Fiat Argo Amarelo Indianápolis – Foto: divulgação

Mais conhecida por colorir Uno e Palio, a cor Amarelo Indianápolis também foi parar na paleta do Fiat Argo! Isso aconteceu em meados de 2019, quando a Fiat passou a patrocinar a Seleção Brasileira de Futebol. Em comemoração, trouxe ao mercado a série especial Argo Seleção, que era baseada na versão de entrada Drive, com seu motor 1.0 Firefly, calotas e outras simplicidades. No total, foram 1.500 exemplares produzidos, e havia outra opção de cor: a também chamativa Azul Portofino. No caso da amarela, há até certa semelhança com o tom Canário da Tukan

BYD Dolphin Rosa Pêssego

BYD Dolphin Rosa Pêssego – Foto: divulgação

Trata-se de um rosa claro, metálico, mas que ainda se destaca bastante na multidão. Foi a responsável por marcar a estreia do Dolphin GS, e depois, Dolphin Plus e Dolphin Mini, no mercado brasileiro. Podia, ainda, ser combinada com uma cabine parcialmente rosa, criando um carro praticamente monocromático. Hoje, segue no catálogo apenas do Dolphin Plus, e sempre em conjunto com teto cinza. Nos demais modelos, saiu discretamente da paleta de tons.

Hyundai HB20 Lime Rock Green

Hyundai HB20 Lime Rock Green – Foto: Lucca Mendonça

O mais raro da lista, o HB20 verde teve algumas pouquíssimas unidades produzidas, certamente menos de cinco. Foi outra criação exclusiva para o lançamento do modelo no mercado nacional, mas, diferente das outras já citadas aqui, ela acabou colorindo apenas algumas primeiras unidades do hatch. Oficialmente, a cor nunca teve nome no Brasil, mas era fortemente baseada na “Lime Rock Green”, disponível em carros da Hyundai nos EUA e Europa.  

Chevrolet Montana Verde Jasper

Foto: Chevrolet Montana na cor de lançamento verde Jásper (Foto: Divulgação)

Quando a Chevrolet trouxe ao mundo a segunda geração da picape Montana, em 2010, criou logo para ela uma cor única: Verde Jasper, um tom “verde-limão” nada discreto. Considerando as linhas polêmicas da picape, de certo não era um carro discreto. Também foi outra que durou pouco no mercado, dada a baixa procura do público. Depois dela, a picapinha apostou apenas no trivial: branco, cinza, prata e preto.  

Fiat Uno Amarelo Citrus

Fiat Uno Amarelo Citrus – Foto: divulgação

Outro modelo lançado em 2010 e com uma cor nada comum. Falamos do popular Fiat Uno, que, na ocasião do seu lançamento, estreou também o tom Amarelo Citrus, muito associado a cor de canetas marca-texto. Além dela, também havia a Azul Splash como outra opção “diferentona” do catálogo. As duas logo saíram de cena, servindo muito mais como cores especiais de lançamento, comuns nas propagandas, catálogos e afins. Apesar de ser nomeada como amarela, tal qual a Canário da Tukan, esse tom Citrus era mais esverdeado.  

Fiat Palio Verde Twist

Fiat Palio Verde Twist – Foto: divulgação

A Fiat sempre gostou de pintar carros comuns com cores diferentes. Outro bom exemplo foi a chegada da linha 2008 do Fiat Palio, em janeiro de 2007: junto da nova dianteira e traseira, reestilizados, o hatch passava a incluir no catálogo o nada discreto Verde Twist, um tom metálico que destoava de (quase) tudo que havia no trânsito da época.  

Mitsubishi Outlander Laranja Copper

Mitsubishi Outlander Laranja Copper – Foto: divulgação

Foram pouquíssimas unidades do SUV médio Mitsubishi Outlander importadas para o Brasil na rara cor Laranja Copper (“Cobre” em inglês). Mas elas vieram e, para variar, comemorando o lançamento da nova geração do modelo, em meados de 2013. Para um SUV discreto como esse japonês, o chamativo tom de cobre com acabamento metálico merece lugar nessa lista.  

E aí, lembra de outro carro comum com cor exótica, como promete a VW Tukan 2027 e seu Amarelo Canário?