06/02/2026 - 8:00
Cores e carros são associações impossíveis de não serem feitas. E a Volkswagen, sabendo disso, já fez alarde confirmando o nome da sua próxima picape monobloco, a Tukan, afirmando ainda que ela nascerá com uma opção de cor bastante incomum: um tom de gema de ovo, batizado de Amarelo Canário, em alusão a cores similares dos carros da marca nos anos 70. Mas, não é só na futura picape Tukan, prevista para 2027, que existe um bom casamento entre “carro comum” e “cor exótica”. A própria VW já brincou disso algumas vezes. muito antes de sonhar em ter a Tukan…
+VW Tukan será picape anti-Toro para 2027; conheça
+VW Tera tem duas cores inéditas e revive tom de Up!
Além da Tukan, 10 carros com cores exóticas
VW Polo Amarelo Kurkuma

Parente do Amarelo Canário da Tukan? Não! Essa foi uma cor exclusiva para o lançamento da atual geração do hatch compacto premium da VW no mercado nacional, ocorrido em 2017. Estima-se menos de 40 unidades produzidas na chamativa tonalidade amarelo metálica, quase dourada. Praticamente todos os Polo Kurkuma ficaram restritos ao uso interno da fabricante, como em frotas corporativas e carros de apoio. Depois, foram parar no mercado de usados. Foi outra aposta da Volks com o tom de amarelo, só que dez anos antes da Tukan.
Fiat Mobi Roxo Mirtilo

Outra cor especial num carro comum, o tom metálico Roxo Mirtilo só esteve presente na paleta dos primeiros meses de produção do hatch subcompacto Fiat Mobi. Estava disponível para todas as versões, desde a mais básica Easy, até a mais completa, a pseudo-aventureira Way. Outro tom incomum disponível por algum tempo após o lançamento era o Verde Amalfi com acabamento perolizado, que, dependendo da luz, podia ser facilmente confundida com azul.
Chevrolet Vectra GT-X Laranja Volcano

Segundo semestre de 2007 e a Chevrolet lançava no Brasil a primeira variação hatch do seu médio Vectra. Para celebrar a novidade, tratou de pintar algumas unidades (10, segundo cálculos do Clube Oficial do Chevrolet Vectra no Brasil) na chamativa cor Laranja Volcano, a mesma utilizada no Corvette norte-americano. Os raríssimos exemplares também serviram para gravação de comerciais e campanhas de lançamento, e para uso interno da General Motors do Brasil.
Fiat Argo Amarelo Indianápolis

Mais conhecida por colorir Uno e Palio, a cor Amarelo Indianápolis também foi parar na paleta do Fiat Argo! Isso aconteceu em meados de 2019, quando a Fiat passou a patrocinar a Seleção Brasileira de Futebol. Em comemoração, trouxe ao mercado a série especial Argo Seleção, que era baseada na versão de entrada Drive, com seu motor 1.0 Firefly, calotas e outras simplicidades. No total, foram 1.500 exemplares produzidos, e havia outra opção de cor: a também chamativa Azul Portofino. No caso da amarela, há até certa semelhança com o tom Canário da Tukan.
BYD Dolphin Rosa Pêssego

Trata-se de um rosa claro, metálico, mas que ainda se destaca bastante na multidão. Foi a responsável por marcar a estreia do Dolphin GS, e depois, Dolphin Plus e Dolphin Mini, no mercado brasileiro. Podia, ainda, ser combinada com uma cabine parcialmente rosa, criando um carro praticamente monocromático. Hoje, segue no catálogo apenas do Dolphin Plus, e sempre em conjunto com teto cinza. Nos demais modelos, saiu discretamente da paleta de tons.
Hyundai HB20 Lime Rock Green

O mais raro da lista, o HB20 verde teve algumas pouquíssimas unidades produzidas, certamente menos de cinco. Foi outra criação exclusiva para o lançamento do modelo no mercado nacional, mas, diferente das outras já citadas aqui, ela acabou colorindo apenas algumas primeiras unidades do hatch. Oficialmente, a cor nunca teve nome no Brasil, mas era fortemente baseada na “Lime Rock Green”, disponível em carros da Hyundai nos EUA e Europa.
Chevrolet Montana Verde Jasper

Quando a Chevrolet trouxe ao mundo a segunda geração da picape Montana, em 2010, criou logo para ela uma cor única: Verde Jasper, um tom “verde-limão” nada discreto. Considerando as linhas polêmicas da picape, de certo não era um carro discreto. Também foi outra que durou pouco no mercado, dada a baixa procura do público. Depois dela, a picapinha apostou apenas no trivial: branco, cinza, prata e preto.
Fiat Uno Amarelo Citrus

Outro modelo lançado em 2010 e com uma cor nada comum. Falamos do popular Fiat Uno, que, na ocasião do seu lançamento, estreou também o tom Amarelo Citrus, muito associado a cor de canetas marca-texto. Além dela, também havia a Azul Splash como outra opção “diferentona” do catálogo. As duas logo saíram de cena, servindo muito mais como cores especiais de lançamento, comuns nas propagandas, catálogos e afins. Apesar de ser nomeada como amarela, tal qual a Canário da Tukan, esse tom Citrus era mais esverdeado.
Fiat Palio Verde Twist

A Fiat sempre gostou de pintar carros comuns com cores diferentes. Outro bom exemplo foi a chegada da linha 2008 do Fiat Palio, em janeiro de 2007: junto da nova dianteira e traseira, reestilizados, o hatch passava a incluir no catálogo o nada discreto Verde Twist, um tom metálico que destoava de (quase) tudo que havia no trânsito da época.
Mitsubishi Outlander Laranja Copper

Foram pouquíssimas unidades do SUV médio Mitsubishi Outlander importadas para o Brasil na rara cor Laranja Copper (“Cobre” em inglês). Mas elas vieram e, para variar, comemorando o lançamento da nova geração do modelo, em meados de 2013. Para um SUV discreto como esse japonês, o chamativo tom de cobre com acabamento metálico merece lugar nessa lista.
E aí, lembra de outro carro comum com cor exótica, como promete a VW Tukan 2027 e seu Amarelo Canário?
