VW vende no Brasil quase o mesmo que nos EUA

Entre janeiro e julho, foram comercializados no Brasil 210,4 mil veículos da VW. Nos Estados Unidos, volume foi de 215,8 mil unidades

VW Polo 1.6 MSI (Roberto Assunção)

Embora muito menor em tamanho do que o americano, o mercado brasileiro tem para a Volkswagen uma importância tão grande quanto o dos Estados Unidos. Pelo menos em volume de vendas. No acumulado entre janeiro e julho, foram comercializados no Brasil 210,4 mil veículos da marca, ante os 215,8 mil do mesmo período nos EUA. É o que aponta o balanço das vendas mundiais divulgado pelo fabricante alemão.

No período, a China foi o principal mercado individual (1.657.900 unidades), enquanto a Alemanha (339.600) foi o principal comprador de Volkswagen da Europa. Estados Unidos e Brasil foram os países com maiores volumes para a marca na América do Norte e do Sul, respectivamente.

Apesar da semelhança no balanço de vendas, a gama de produtos não poderia ser mais distinta. Diferente do Brasil, onde a maior parte dos modelos da marca alemã está no segmento de compactos, nos EUA os menores carros da Volkswagen são os médios Jetta, Golf e Tiguan, numa linha que inclui ainda os sedãs Passat (numa variação exclusiva) e Arteon e o SUV grande de sete lugares Atlas (leia mais aqui).