Nos cerca de 44 anos que tenho de vida profissional como jornalista especializado na área automotiva, já vi de tudo: carros que, só de olhar, percebia-se que seriam um grande fracasso, enquanto outros exalavam simpatia e já deixavam claro a sua futura trajetória de sucesso. Errei muito pouco ao longo dessas quatro décadas. Comecei a acompanhar o projeto do VW Polo quando ele ainda engatinhava como uma ideia promissora. Mas sabia que o carro tinha ingredientes para ser um sucesso de vendas: sólido, com preço bastante competitivo e com alta tecnologia em seus componentes eletrônicos. Até agora, o mercado está mostrando que minhas impressões não eram apenas palpites.

Tinha conhecimento com antecedência de que existiria uma versão sedã desse novo Polo e a expectativa era se o modelo seria simplesmente uma versão de três volumes do hatch ou um carro com personalidade própria. Recebi um Virtus Highline completo e com todos os opcionais, exceto os bancos forrados em couro, que nesse carro avaliado eram de tecido. Passei a utilizar o carro por um período no meu dia a dia e aí tive a grande surpresa: o Virtus é um carro com qualidades e personalidade que me surpreenderam positivamente.

Vamos começar pela estrutura monobloco: sólida e muito bem amarrada, passa uma agradável sensação de segurança e silêncio ao rodar. E essa solidez se reflete também na direção precisa e nas suspensões, que realmente trabalham ao invés de ficarem torcendo o monobloco e criando imprecisões na direção, nas próprias suspensões e até ruídos desagradáveis pela carroceria.

Ao fechar as portas, percebe-se o cuidado com essa precisão e a rigidez da carroceria: elas emitem aquele som surdo, do tipo ”tuf”. Parece até mesmo um carro de categoria superior. Os crash-tests do LatinNCap também atestaram as qualidades do monobloco do Virtus: Foram cinco estrelas de cinco possíveis (leia mais aqui). Um carro bem seguro, mesmo para os padrões atuais.

A alta tecnologia construtiva que a engenharia da Volkswagen optou por utilizar no Virtus mostra resultados surpreendentes no quesito consumo de combustível. Equipado de série com câmbio automático de seis marchas e motor tricilíndrico de 1 litro, superalimentado por um turbo e dotado de injeção direta de combustível, a exemplo do Polo, o compacto motor mostrou-se, ao mesmo tempo, ser potente (128 cv), torcudo (200Nm ou 20,4mkgf) e econômico (na estrada, abastecido com gasolina, rodando a cerca de 100 km/h, era fácil chegar na marca de 18 ou 19 km/l. Com etanol, nas mesmas situações, as medições ficam na casa de 14 a 15 km/l). As marcas de consumo podem ser consideradas excelentes para um carro de quase 4,50 metros de comprimento. Para isso serve a alta tecnologia: desempenho brilhante (0-100 km/h em pouco menos de 10 segundos e velocidade máxima de 194 km/h), sem que esse bom desempenho signifique alto consumo. Um bom trabalho de engenharia.

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Aquele consumidor que optou pelo sedan Virtus ao invés do hatch Polo, imagina-se que ele queira algo a mais. E esse algo a mais o Virtus entrega: com seu volumoso porta-malas de 521 litros e a maior distância entre-eixos (2,65 m) em relação com o hatch (2,56 m), o espaço interno é bem generoso.

Com 1,84 m de altura, pude viajar no banco traseiro com as pernas cruzadas sem que meu joelho encostasse no encosto do banco dianteiro que, aliás, era ocupado por outro passageiro de 1,86 m também muito bem acomodado no banco do passageiro. Apesar de possuir a mesma distância entre-eixos do Jetta, fica clara no Virtus a impressão de que a generosa distância entre-eixos foi melhor aproveitada. Gostei muito. O projeto mais recente do Virtus em relação ao Jetta fica patente também no volume do porta-malas: No Virtus ele é 11 litros maior.

Outro destaque importante desse Virtus Highline é o opcional painel digital configurável, chamado pela VW de Active Info Display e que permite ao motorista configurar o painel de instrumentos de acordo com suas necessidades ou gosto pessoal. Além disso, o Virtus Highline, que parte de R$ 80.000, conta, de série, com acionamento do motor por botão, acesso ao interior do carro sem uso da chave, ar-condicionado digital, os importantes controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freio a disco nas quatro rodas, luz diurna de LED, entre outros.

O carro avaliado conta ainda com alguns opcionais: rodas aro 17, banco do passageiro rebatível, central multimídia com tela de 8”, câmera de ré, comando de voz, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros. Com todos esses opcionais mais a cor metálica, o carro das fotos custa pouco mais de R$ 86.000. Além da versão Highline, o Virtus ainda é oferecido na versão de entrada, batizada de MSI, equipada com o motor 1.6 16V de 117cv, que custa R$ 60.000, e a intermediária Comfortline, que já vem de série com o motor 1.0 TSI e câmbio automático de 6 velocidades, essa partindo de R$ 73.500.

Se eu compraria esse carro? Certamente sim, talvez não nessa versão Highline topo de linha, mas sim na versão Comfortline com alguns opcionais, que já me serviria bem principalmente pelo baixo consumo de combustível e desempenho suave, mas sempre vigoroso. Um carro legal que eu recomendaria a amigos e conhecidos!