A Fiat produziu, nesta segunda-feira, a última station wagon do mercado brasileiro. A Weekend sai de linha a partir de amanhã e com isso mata o segmento das peruas compactas no País. O modelo deixa de ser após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). A mudança dá espaço para tres novos modelos de SUV que a marca pretende lançar esse ano.

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Representante de destaque de uma das categorias mais importantes da época, a perua conquistou o consumidor: foram mais de 530 mil unidades vendidas. Entre os difereenciais que cairam no gosto do brasileiro, o espaço interno e o maior porta-malas da categoria, com 460 litros.

Com a mudança da preferência do cliente pelos utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial também verificada no Brasil, as peruas perderam esse espaço no mercado.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”, concluiu o executivo.

Weekend – 1997/2020
O Palio Weekend foi lançado no início de 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.

O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional. Dois anos depois, surge a versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”.

Após algumas mudanças no design do carro, 2008 viu a primeira grande alteração mecânicas. A versão Adventure incorpora o Locker, um componente de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

No mesmo ano é apresentado o Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km. Em 2015 o modelo perde o nome Palio e passa se chamar apenas Weekend.