02/12/2024 - 15:21
A BMW iniciou a produção de seu primeiro híbrido plug-in feito na América do Sul, trata-se do X5. O SUV começou a sair da planta de Araquari (SC) na sexta-feira, 29. Segundo a montadora, a produção do modelo segue a demanda de mercado.
A medida faz parte do investimento de R$ 1,1 bilhão, que será realizado entre 2025 e 2028 no Brasil. Vale lembrar que a planta catarinense produz também o Série 3, o X1 e o X4.
“Nossa decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, afirma Maru Escobedo, presidente e CEO do BMW Group Brasil, à imprensa.
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BMW X5
Como será o X5 nacional? Ele seguirá o visual do modelo importado comercializado atualmente. O design contempla capô e linhas robustas, faróis afilados e a grade em forma de duplo rim em destaque – ela também recebe a iluminação ao redor, chamada de Iconic Glow. Atrás, as lanternas têm contornos e invadem o porta-malas.
O interior adota o BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia.
Sob o capô, o X5 híbrido plug-in é equipado com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv de potência e um motor elétrico de 197 cv. Juntos, eles desenvolvem 489 cv de potência e 700 Nm de torque combinados. O conjunto está associado a uma transmissão Steptronic Sport de oito marchas. Com isso, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 4,8 segundos.
A bateria pode armazenar 25,7 kWh, o que confere ao X5 um alcance em modo 100% elétrico até 79 km (Inmetro). Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e um BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.