05/11/2024 - 14:00
Após confirmar oito lançamentos para o mercado brasileiro, que inclui uma elétrica, a Yamaha anunciou a pré-venda da nova geração da Ténéré no país, prevista para o primeiro trimestre de 2025, quando o preço será divulgado. Na Europa ela tem duas opções, a convencional e Rally, e parte de 10.990 euros (ou cerca de R$ 70 mil, em conversão direta).
O modelo foi apresentado globalmente durante o EICMA 2024 (Salão de Milão), recentemente. A moto feita para o off-road será produzida no Brasil, em Manaus (AM), a partir de agosto de 2025, com a chegada à rede de concessionárias brasileiras da marca no mês de setembro.
A linha passou por uma atualização profunda, presente no visual, suspensão, na introdução do acelerador eletrônico “YCC-T” e nos modos de atuação do ABS.
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Visual
O design atualizado, inspirado em motos de Rally Raid da Yamaha, conta com um grande para-brisa de uma peça, além de seção central e traseira minimalistas.
Comparada com a anterior, o tanque de combustível foi movido para a frente, sendo que a parte superior do tanque de 16 litros agora fica mais baixa.
Na frente, o novo design do farol apresenta quatro projetores de led individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, com a montagem em forma de “Y”.
Como a motocicleta tem pegada off-road, a Yamaha escolheu uma roda dianteira de 21 polegadas e 18 polegadas atrás. Há ainda novos garfos invertidos (ajustáveis), com tubos de 43 mm de diâmetro e 210 mm de curso da roda dianteira, o que contribui para 240 mm de distância do solo.
O novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e otimizou a capacidade de amortecimento da suspensão, ao manter o curso da roda de 200 mm da Ténéré 700 anterior, diz o fabricante.
Tela de TFT
O novo display TFT de 6,3 polegadas permite que o piloto verifique a velocidade da estrada, rpm e navegação, enquanto outros recursos incluem medidor de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de mudança de marcha.
A tela também oferece conectividade com smartphone, com recursos que incluem: chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect.
Motor
Ela é equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 690 cc da Yamaha, de quatro válvulas e refrigeração líquida, que desenvolve até 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e 68 Nm de torque a 6.500 rpm.
O acelerador eletrônico pode conceder um torque mais linear e facilita a opção de modo de direção, entre o Sport e Extreme.
ABS e Controle de Tração
Outro detalhe é que os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual. O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS.