Yangwang U9? Que bicho é esse? Pois é. Temos um novo recorde de velocidade automotiva mundial. Pasmem: um carro 100% elétrico de produção em série passou dos 472 km/h de velocidade final durante um recorde realizado num circuito fechado na Alemanha. O recorde anterior para um EV, obtido em julho, era de 431 km/h. Veja o vídeo do feito clicando aqui

+BYD quer ter 50% de peças brasileiras até 2027, e busca fornecedores

+GAC Hyptec SSR: conheça o superesportivo chinês de 1.224 cv

Yangwang U9 Track Edition – Foto: Yangwang/divulgação

O recordista

Qual o carro? Apesar do nome pouco simpático, é o Yangwang U9, na versão Track Edition preparada para as pistas. Chinês, ele é o suprassumo de tecnologia dentro do Grupo BYD, e integra o time de superesportivos totalmente elétricos de primeira linha pelo mundo. É rival, aliás, do croata Rimac Nevera, dono do recorde de velocidade até então.  

Feito numa pista de Papenburg, na Alemanha, o recorde de 472,41 quilômetros por hora contou com o piloto Marc Basseng ao volante do U9 Track Edition. Basseng, inclusive, já fez outras “travessuras” do tipo, inclusive a de atingir os 431 km/h com o Rimac. Ou seja: desta vez ele bateu seu próprio recorde, porém com outro carro elétrico.  

Yangwang U9 Track Edition – Foto: Yangwang/divulgação

Ao concluir o teste de alta velocidade, ele declarou surpresa: “Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.  

Como é o Yangwang U9? 

Yangwang U9 – Foto: Yangwang/divulgação

Superesportivo totalmente elétrico desenvolvido na China, o Yangwang U9 começou a ser feito há cerca de 1 ano na sua configuração convencional, com quase 1.300 cv de potência extraída de quatro motores elétricos, um acoplado a cada roda. Com duas portas, dois lugares, carroceria grande (quase 5 metros de comprimento), larga (mais de 2 metros) e baixa (menos de 1,3 m), ele segue a receita estrutural típica de outros carros similares, como os Lamborghini, Ferrari, Bugatti e cia. 

Yangwang U9 – Foto: Yangwang/divulgação

Segundo a BYD, nessa versão de 1.300 cv, ele demora menos de 2,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h, e consegue devorar uma reta de 400 metros em menos de 9,8s. Dentre as tecnologias, sistema de suspensão ativo com controle individual e automático nas quatro rodas. Isso permite que o carro incline para qualquer um dos lados, faça “dancinhas” e até dê saltos sem sair do lugar. 

Yangwang U9 – Foto: divulgação

O U9 é feito sobre uma plataforma modular dedicada, a E4, com arquitetura elétrica de 800 Volts, que beneficia a recarga, desempenho, dissipação de calor e outros pontos. Dentre eles, a potência de recarga de impressionantes 500 kW, que permite recuperar 50% da carga das baterias de 80 kWh em apenas 10 minutos. Além disso, ele suporta duas fontes de energia plugadas ao mesmo tempo, para adiantar o processo.  

Yangwang U9 – Foto: divulgação

Diferenciais do Track Edition

Essa versão Track Edition que foi recordista conta com alguns diferenciais, como os quatro motores elétricos mais potentes (755 cv cada), totalizando exatos 3.018 cv de potência combinada. É o carro de produção em série mais potente da história. As rodas aro 20, menores, são calçadas com pneus semi-slick dedicados para as pistas. Também é mais pesado, flertando com os 2.500 kg na balança, e ganha outra arquitetura elétrica, ainda mais poderosa, com 1.200 Volts.  

Yangwang U9 Track Edition – Foto: divulgação

Esteticamente, a Track traz partes aerodinâmicas em fibra de carbono pela carroceria. De acordo com a fabricante, são 1.217 cv de potência para impulsionar cada tonelada do U9, o que indica relação peso X potência de míseros 1,22 kg impulsionados por cada cv do powertrain elétrico.