A Zeekr, marca chinesa premium do Grupo Geely, que também é dono da Volvo, Polestar e Lotus, para citar, chegou oficialmente ao Brasil com o lançamento do 001.

Vale destacar que ela nasceu há três anos na China, mas já se tornou global, com presença em mais de 35 mercados e mais de 300 mil veículos vendidos.

Antes de chegar ao país, a Zeekr já afirmou o Brasil é um mercado regional estratégico em sua expansão global.

+ Avaliação: veja como é o novo elétrico chinês Zeekr X, em testes no Brasil
+ Zeekr revela tecnologia para carregamento rápido de baterias de carros elétricos

Zeekr – Crédito: Divulgação

Como é o 001?

O primeiro modelo a chegar por aqui é o esportivo elétrico 001, que tem uma carroceria no formato denominado pela marca como “shooting brake”, ou uma mistura de perua com cupê.

Ele será oferecido a partir de R$ 428 mil (Premium) e pode chegar a R$ 475 mil (Flagship) – que adiciona, principalmente, suspensão eletrônica a ar, massagem e refrigeração nos bancos.

Zeekr 001 – Crédito: Divulgação

O 001 é equipado com dois motores elétricos, que juntos desenvolvem 544 cv de potência e 70 kgfm de torque. O trem de força permite que o veículo chegue a 100km/h em 3,8 segundos. Segundo o Inmetro, sua autonomia é de 426 km, por meio de sua bateria de 100 kWh.

O visual futurista esconde a mesma plataforma (SEA), utilizada pelo Volvo EX30. Para esculpi-lo, a Zeekr incorporou ao time Stefan Sielaff, ex-chefe de design do Grupo Volkswagen, que já trabalhou para as marcas como Audi e Bentley na Alemanha, e hoje é head de design da chinesa.

PreviousNext

O esportivo mede 4,95 m de comprimento, 1,99 m de largura e 2,99 m de entre-eixos, 1,56 m de altura, enquanto o porta-malas tem 539 litros. As rodas são de 22 polegadas.

Por dentro, ele conta com um multimídia central de 15,4″, painel de instrumentos de 8,8″, som com assinatura Yamaha e volante de base reta. O teto solar é panorâmico, com taxa de 99,9% de isolamento UV.

Zeekr 001 – Crédito: Divulgação

Mercado

A pré-venda do 001 ocorre no site da marca, sendo que as primeiras entregas estão previstas para novembro.