25/06/2025 - 7:00
O Corvette mais insano e poderoso que a Chevrolet já fabricou em série: essa é a melhor definição para o ZR1X, nova versão superesportiva do modelo lendário, criado há mais de setenta anos. Porque “insano”? Ele é híbrido, com motor V8 5.5 biturbo, tem tração nas quatro rodas e, pasmem, entrega 1.270 cv de potência!
“Desde o primeiro dia, projetamos a arquitetura do Corvette com motor central tendo o ZR1X em mente”, disse Ken Morris, vice-presidente sênior da General Motors.
“Esta é a plataforma mais revolucionária da história do Corvette, suportando a mais ampla gama de carros esportivos americanos 3 e proporcionando desempenho de classe mundial em todos os níveis.”
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Motor V8 do Corvette ZR1X
Seu V8 traseiro, 5.5 biturbo a gasolina, sozinho rende mais de 1.060 cv, enviados para as rodas de trás, junto de quase 115 mkgf de torque. Quem cuida de todo esse poderio é uma transmissão automatizada de dupla embreagem e oito velocidades. Esse 5.5 V8 tem virabrequim plano forjado, dois turbocompressores de 76 mm cada, sistemas anti-lag nas acelerações, e é feito à mão, quase de forma artesanal.

Os Corvette ZR1, máquinas já consagradas pelo poder de aceleração, sempre tiveram tração traseira. Mas, no caso do ZR1X, a coisa é diferente: além do V8, ele traz um motor elétrico dianteiro, que impulsiona as rodas da frente. Esse powertrain híbrido, que também inclui uma bateria de 1,9 KWh de capacidade, vem emprestado do Corvette E-Ray.
Não há ligação entre o motor a combustão traseiro e o elétrico dianteiro, e o superesportivo também consegue recarregar sozinho suas baterias, como em qualquer híbrido convencional.

Motor elétrico
O motor elétrico no eixo dianteiro é capaz de gerar 186 cv e 25,4 kgfm de torque sob demanda, ou seja, tem sozinho a potência de um 1.3 turboflex da Stellantis, com torque dos 250 TSI da Volkswagen. E olha que ele serve apenas como um adicional ao V8tão traseiro…

Aceleração
O resultado da fera de 1.270 cv e quase 140 mkgf de torque se considerarmos combustão e eletricidade unidos, você já pode imaginar. A prova de 0 a 100 km/h é feita num piscar de olhos, em menos de 2 segundos, enquanto é possível percorrer quase meio km (cerca de 500 metros), em não muito mais que 9 segundos. Velocidade máxima? Mais de 370 km/h. Brutal.

Além da plataforma mecânica revista, o ZR1X tem sistemas de suspensões e freios próprios. No segundo caso, falamos de um conjunto com pinças Alcon com 10 pistões na dianteira e 6 pistões na traseira, que fazem par a discos enormes, em carbono-cerâmica, com quase 42 cm de diâmetro (cerca de 16,5 pol.). Segundo a GM, a desaceleração de 290 a 190 km/h atinge 1,9G de força.

Pra ficar ainda melhor
O Corvette mais rápido e potente que a marca norte-americana já produziu em série vem com direção de controle magnético e pneus Michelin PS4S, próprios para sua performance de superesportivo. Porém, ele ainda pode receber o kit ZTK, com pneus ainda mais especiais (Michelin Pilot Cup 2R) e suspensões (mais) endurecidas, o que faz dele “o auge do desempenho do Corvette”, de acordo com a fabricante. Também existe outro pacote com partes aerodinâmicas em fibra de carbono, que aliviam peso e geram mais de meia-tonelada de downforce.
O Corvette ZR1X, como as demais versões do consagrado esportivo, estará disponível nas carrocerias fechada ou conversível. Ambas já virão com o interior renovado do Corvette 2026, que recebeu mudanças nas telas de instrumentação e multimídia, além de uma repaginada no console central.
No Brasil?
A poderosa versão será feita na fábrica de Bowling Green, Kentucky (EUA), a partir do final desse ano. Porém, se você ficou com vontade de ter um, vai ser mais complicado do que se imagina: infelizmente, a Chevrolet do Brasil já adiantou que não tem planos de trazê-lo para cá.