04/07/2023 - 17:37
A Volkswagen lançou o seu primeiro carro elétrico no Brasil, trata-se do ID.4 (veja a avaliação aqui). No entanto, o SUV será oferecido apenas por assinatura (VW Sign&Drive).
O ID.4, que chegará em versão única (Pro), é equipado com um conjunto elétrico montado no eixo traseiro de 150 kW, que desenvolve 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com tração apenas nas rodas traseiras.
A bateria de 77 kW oferece um sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos – considerando um carregador a recarga DC (150 kW).
Por fora, o SUV possui faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar da Volkswagen, acompanhados por rodas de 21 polegadas “Narvik” que estão conectadas ao Controle Adaptativo de Suspensão (DCC).
O modelo poderá ser configurado em duas opções de cores: Azul Dusk e Cinza Moonstone. Ambas possuem o teto em contraste na cor Black Piano.
+ Volks confirma volta da Kombi ao Brasil com novo nome e elétrica
+ Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)
Tecnologia e segurança
Por dentro, os bancos “ergoActive” contam com ajuste elétrico, acabamento “artVelours” em couro e tecido reciclados, além das funções memória, aquecimento e massagem.
Há um painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas que está conectado a coluna de direção.
A central multimídia adota tela de 10″, com conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto. São quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado de três zonas e o ID.Light – fita de LED que percorre todo o painel e interage com o condutor ou passageiro, usando os comandos de voz.
No quesito segurança, o carro tem sete airbags, ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) + AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com função Stop&Go, Turn Assist (Assistente de Conversão Transversal) e o Travel Assist, que acompanha o ACC e mantem o veículo na faixa de forma ativa (Side Assist).
Outro detalhe é o sistema de condução semiautônoma nível dois. Por meio do Memory Park Assist Plus é possível “treinar” o ID.4 para armazenar até cinco trajetos do dia a dia.
A lista de equipamentos também engloba: abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas (543 litros), câmera 360° com vista pela central multimídia, iluminação interna em LED (com 30 opções de cores), para-brisa conforto com anti-embaçamento e isolamento acústico e o teto panorâmico de vidro de série.
Preço da assinatura do ID.4
Os interessados poderão dirigir o veículo pelo serviço ao pagar uma mensalidade de R$ 9.990, por um prazo de 24 meses e franquia de 1.000 km por mês.
No programa, o cliente conta com: manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Há também a opção de incluir um wallbox de 7,4kW, além de ser entregue blindado (opcional).
A contratação do ID.4 por assinatura poderá ser realizada a partir desta terça-feira, 4, por meio do site do VWSign&Drive ou pela rede de concessionárias que aderiram ao projeto da marca.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Licenciamento 2023 SP: calendário de vencimento começa em julho
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Chevrolet confirma novo modelo RS para o mercado brasileiro
+ Fórmula 1: confira todos os novos carros para a temporada 2023
+ Motorhome: cansado de pagar aluguel, casal compra casa sobre rodas por R$ 25 mil
+ CNH: grupo de motoristas deve renovar documento até julho; entenda
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Vídeo: Mitsubishi vai revelar SUV inédito em 10 de agosto
+ Avaliação: Nissan Sentra, uma nova oportunidade
+ Montadora GWM enxerga início de operação positivo no Brasil: ‘consumidor quer ter uma experiência de eletrificação’